08/11/2011
Após 140 anos de sua morte, o Ten. Antonio João Ribeiro recebe homenagem de Poconé

Após exatamente 147 anos após sua morte, o poconeano herói da segunda guerra mundial, o Tenente Antonio João Ribeiro, nascido no dia 24 de novembro de 1.823, receberá uma importante homenagem da Câmara Municipal de Poconé.

Um Projeto de Lei de autoria do vereador João Bosco (PMDB) em parceria com o colega de bancada vereador Arrepiado dispõem sobre a criação da “Semana de Antonio João Ribeiro”, na última semana do mês de novembro, um período reservado para realização de palestras nas escolas, concursos culturais, festivais de música, exposições, desfiles e apresentações cívicas, em homenagem póstuna ao bravo poconeano que lutou como tenente da arma de Cavalaria, à frente de um pequeno efetivo de 15 homens, liderando a defesa da colônia diante do invasor paraguaio, em número muitas vezes maior. Ao tomar conhecimento da aproximação do inimigo, mandou evacuar os civis da então Vila Dourados e resistiu até sucumbir em combate, derrotado pela fuzilaria paraguaia. Antes de morrer, enviou ao seu comandante a seguinte mensagem, que se tornou célebre: “Sei que morro, mas meu sangue e o sangue de meus companheiros, servirão de protesto solene contra a invasão do solo de minha pátria”.

O Projeto de Lei, se aprovado pela câmara e sancionado pelo prefeito, em seu artigo 3º delibera também sobre “Ponto Facultativo” em todas as repartições municipais, exceto os serviços essenciais, no dia 24 de novembro, data de nascimento do Ten. Antonio João Ribeiro, que também é reconhecido como herói na cidade de Dourados-MS, onde morreu em combate e, no Rio de Janeiro, onde foi erguida uma enorme estátua na Praça Vermelha.

Segundo o vereador Bosco, a vida do tenente Antônio João Ribeiro é um exemplo de crescimento pessoal e cumprimento do dever para com a pátria, Para o Edil, essa homenagem da câmara é um reconhecimento  da bravura e coragem deste conterrâneo, um exemplo a ser seguido por todos os poconeanos.