05/05/2011

Grupo de PMs cria programa para prevenir crimes a partir do esporte

Preocupados com o alto índice de criminalidade entre jovens e adolescentes, um grupo de policiais militares do 1º Batalhão da PM de Cuiabá decidiram desenvolver, em 2003, um trabalho preventivo contra o ócio, incentivando a prática de esportes.

A princípio, o projeto denominado Força Jovem foi criado em Poconé e hoje já funciona também no prédio do 1º Batalhão e está sendo implantada em Cáceres. “Começamos com apenas 20 crianças e um ano depois eram mais de 250 crianças”, comemora o soldado Carlos Prado Rodrigues, idealizador do programa.

Em 2007, o time de futebol feminino, formado por adolescentes de até 15 anos, representou a cidade de Poconé nos jogos estudantis e tem sido destaque no ramo esportivo. Já participou de duas copas, do campeonato estadual feminino, valendo vaga para a copa Brasil, em 2010, e agora já prepara para o Campeonato Estadual Feminino deste ano.

Como “frutos” do programa, podem-se destacar Aldira Maria Barboza, de 16 anos, no atletismo. Ela conquistou, inclusive, uma bolsa de estudos da Rede Cemat e seguiu para Bragança Paulista, interior de São Paulo. Hoje, é tida entre as melhores do país, como explica Rodrigues.

Além disso, cinco garotos de 16 anos saíram de Poconé e foram para São Paulo e Paraná jogarem futebol. Já em Cuiabá existem outras revelações, como a Talita Fonseca dos Santos. O trabalho é desenvolvido com base nos métodos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (Proerd), desempenhado nas escolas, publicas e municipais.