30/03/2010
Vereador indica federalização da MT 060

O Vereador Rodemilson Barros (PDT) indica ao Exmº. Senador Pedro Taques, ao Dep. Estadual Zeca Viana, no sentido de articular junto aos governos estadual e federal as providências necessárias para a federalização da MT 060 Rodovia Zelito Dorileo/Transpantaneira – 142 km de Poconé a Porto Jofre, município de Poconé-MT.

Esta via, a MT-160, foi idealizada como representação de progresso e expansão do Estado de Mato Grosso. Objetivo era transformar Poconé um centro irradiador de economia, já que o projeto inicial da Rodovia previa sua extensão até a cidade de Corumbá-MT, o que permitiria escoamento de safras dos Estados de Mato Grossenses, possibilitando o transporte fluvial, via Rio Paraguai.
No entanto, registros históricos nos dão conta de que tudo não passou de engodo.
A Rodovia Transpantaneira foi construída em 1.975, durante o Governo José Fragelli, com uma extensão de 145 quilômetros, Pantaneiro que veio do pantanal Aquidauana e Miranda, conhecedor das ansiedades do povo pantaneiro e da importância da rodovia para pulsar o progresso e desenvolvimento dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Decorridos, 25 anos sem que percebêssemos qualquer iniciativa, qualquer movimentação que indicasse a continuidade da obra, em nome daqueles que ainda nos dias de hoje, desejam retomar o Projeto de término da rodovia Transpantaneira indo até Corumbá-MS, tomamos a liberdade para solicitar a federalização da rodovia para possibilitar a sua conclusão até o estado de Mato Grosso do Sul.