CONSEG realiza Conferência de Segurança Pública
Em um comunicado distribuído por toda a cidade o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Poconé convida:

Prezado cidadão poconeano e autoridades, chegou à hora de buscarmos melhorias para nossa segurança, portanto participe da “CONFERENCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA”, participe também das semi-conferências que iram focar os temas em questão.
Não iremos discutir problemas na segurança, iremos enumerá-los e discutiremos soluções.

Se possível já leve por escrito sua proposta para discussão e se inscreva no momento das intervenções.

Em três semi-conferências iremos elaborar cartas de intenção para facilitar o plano de ação e a Carta de Responsabilidade apresentados na Conferencia Final.

Entre as autoridades previstas para participar estão: Autoridades ligadas a Coordenadoria de Policia Comunitária de MT; Membros da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa de MT; Representante da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS); Autoridade da Secretaria de Segurança Pública (SESP); Comissão Parlamentar de Segurança da Assembléia Legislativa; Poder Legislativo Municipal; Poder Executivo Municipal; Poder Judiciário; Policia Militar e Policia Civil.

Na Semi-Conferência de segunda-feira dia 14-03, serão tratados os temas “Segurança para crianças, adolescentes e jovens”. Entre os assuntos propostos estão: Interpretação do ECA, intransigência e desrespeito juvenil, trabalho infantil, venda ambulante; bolsa família, crimes cometidos por menores, obrigações governamentais, obrigação paterna, etc.

Em cada semi-conferência haverá alguém responsável pelo registro e formulação da Carta de Intenção, na segunda-feira será: Pastoral da Criança, Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, CREAS, COMAD, Pastoral da Juventude, Secretaria Municipal de Ação Social.

Na Semi-Conferência de terça-feira dia 15-03, a pauta trará discussão sobre “Segurança para o comércio, famílias, residências e bairros”. Entre os assuntos tratados estarão: Incidência de roubos, situação atual da Policia Militar e Civil; vigia Informal; festas de santo; transito e habilitação (onde estacionar – mudança das leis municipais de transito / placas de identificação); ocupação do castelinho; iluminação pública, terrenos baldios, velhos prédios desocupados dentro da cidade; policiamento nas ruas; etc. A equipe responsável pelo registro e formulação da Carta de Intenção é: CDL, UPAM, Pastoral da Família; Cooperativa dos Garimpeiros; Secretaria de Infra-estrutura.

Para a Semi-Conferência de quarta-feira (16-03) o tema será “Segurança para Mulher e o idoso” entre os assuntos em discussão estará violência contra a mulher, violência contra o idoso, empresas de empréstimos consignados aos idosos (benefícios), Atividades governamentais direcionadas as classes; etc. As entidades responsáveis pelo registro e elaboração da carta de intenção são: CRAS, SETECS Municipal, Ministério da Mulher Adventista, Conselho Municipal da Mulher; Conselho Municipal do Idoso;

Lar Vicentino, Centro dos Idosos.

Todas as semi-conferencias são realizadas separadamente, sempre às 17 horas, para levar-se as propostas de nova metodologia para segurança em Poconé durante a conferencia final que trará a apresentação das Cartas de Intenções; Posicionamento das autoridades sobre responsabilidade de cada um e qual serão as ações futuras; Intervenções de lideranças; Encerramento com fala final das autoridades; Apresentação da Carta de Responsabilidade e do Plano de Ação.

Com o tema “Segurança é um dever do Estado e uma responsabilidade de todos nós” o Conselho Comunitário de Segurança Pública, CONSEG - Poconé pretende fazer com que a própria comunidade proponha e quais as melhorias necessárias para mais segurança.

A conferencia tem a idealização da Coordenadoria de Policia Comunitária de Mato-Grosso, Secretaria de Segurança Pública (SESP-MT) e a organização do CONSEG Poconé além dos parceiros: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Polícia Militar, Policia Civil e CAP/SESC Pantanal.