28/03/2010
Governador promete arrumar estradas em Poconé
Em tom de desabafo, o governador Silval Barbosa (PMDB) reclamou, nesta segunda-feira (28), das informações de que Cuiabá estaria atrasada com o cronograma de obras de infraestrutura visando à Copa do Mundo de 2014.

"Há uma angústia mais do que natural, diante da expectativa que se tem deste evento. Mas, asseguro que a realidade é outra", declarou Silval, que cobrou, publicamente, da Agência Estadual de Projetos da Copa 2014 (Agecopa), o cumprimento de prazos acordados com a Fifa.

O peemedebista rebateu as críticas, elencando projetos que já estão em fase adiantada e deverão entrar em conclusão nos próximos meses. "A nova Arena do Verdão [novo estádio] está sendo construída e as obras em torno da área, como o estacionamento, estão prontas e serão entregue em abril. Ainda serão construídos dois centro de treinamento e mais um reserva, cujos projetos deverão ser entregues até junho", revelou.

As obras para melhoria do trânsito de Cuiabá, que são as mais aguardadas, diante dos diários engarrafamentos, estão perto da solução, conforme revelou o governador. "No que se refere à Mobilidade Urbana, recebemos o projeto na terça-feira (22), enquanto muitos Estados sequer desenvolveram. O projeto do BRT (Trânsito Rápido de Autocarros) vai ligar, no contexto do transporte coletivo urbano, do Comando da Polícia Militar, no CPA, ao Aeroporto de Várzea e da entrada de Santo Antonio, passando pela região do Tijucal, até a Avenida do CPA".

O dinheiro tão aguardado para início das obras já está disponível para investimento. "Estes recursos para as obras de Mobilidade Urbana são pactuados com a Fifa e o convênio foi assinado em setembro do ano passado. Protocolamos os projetos terça-feira (22), na Caixa Econômica Federal, onde serão submetidos a ajustes, mas não há entrave algum", informou.

Fan Park e Acrimat

Uma das exigências da Fifa para as sedes da Copa do Mundo de 2014 é a construção de um espaço denominado Fan Park, no qual os torcedores que não compram ingressos para as partidas de futebol possam assisti-las, sem problemas.

O governador Silval Barbosa assegurou que os projetos estão adiantados e o Fan Park vai ocupar o atual espaço da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), na Avenida Beira-Rio, no bairro Dom Aquino.

"Muitos não estão atentos, mas, para construir o Fan Park, nós reivindicávamos uma área privilegiada. Firmamos um pacto com o prefeito Chico Galindo e demos autonomia à Acrimat para a escolha de uma área de 100 hectares que pudesse abrigá-la", revelou.

A nova sede da Acrimat será próximo à entrada de outro município do Vale do Rio Cuiabá. "Foi escolhida uma área próxima à entrada de Santo Antônio de Leverger. Já entramos com o processo na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Auditoria Geral do Estado (AGE), para tratar da desapropriação. O secretário de Administração, Cezar Zílio, se comprometeu a pagar o novo terreno da Acrimat até o dia 5 de abril", disse Silval.

Melhoria das estradas

No rol de projetos para Cuiabá ser sede da Copa do Mundo de 2014, está a duplicação da estrada que dá acesso ao município de Santo Antônio de Leverger.

"Quem vai ao município, percebe que a obra está sendo feita. No momento, está paralisada por conta do período chuvoso, mas a empresa vai retomar em abril e já reivindiquei que a duplicação seja feita até o Hospital Universitário, que ficará naquela região", disse.

Outra obra considerada essencial ao fortalecimento do turismo é a MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Parte do trecho já está duplicado, porém, a ideia é expandi-la.

"A duplicação da estrada da Chapada dos Guimarães deveria ser concluída até o Trevo do Manso. Quando começamos a fazer a obra, surgiram outros compromissos, como atender ao Supermercado Atacadão e a condomínios que estão surgindo no local [próximo ao trevo que demanda ao Distrito da Guia]. Mandamos adequar o projeto, que será entregue em abril. Nós queremos atingir essa duplicação até a entrada de Chapada dos Guimarães", disse.