24/07/2011

Presidente da Câmara se reúne com representantes de comunidades Quilombolas

Na última terça-feira (19/07), a Presidente da Câmara Municipal de Poconé Profª. Maria Rosa, esteve reunido com a Comissão Organizadora Sr. Teófilo, Ademar, Sr. Atanásio, Márcia Bióloga, Lúcia Enfermeira, Vanda representante da Comunidade do Jejum, Carlina representante da Prefeitura Municipal, Luiz comunidade Laranjal, Elvis Arruda representando a Secretaria de Saúde, Rosária representante da comunidade dos Cagados e Liliane Assistente Social. A reunião foi para tratar de proposta e discutir ações que viabilizem melhorias na infraestrutura das comunidades quilombolas. De acordo com o Sr. Teófilo, em 2007 reuniram-se os coordenadores das Comunidades Quilombolas e Funasa, Câmara Municipal e Prefeitura de Poconé, para tratar da melhora na saúde, educação e água nas comunidades. Foram criados os Convênios 533 em relação à água, 535 em relação a kits Sanitários, e o principal objetivo é tratar de atender os Quilombos, ir até as autoridades para atender essas comunidades. O governo criou um Programa para as comunidades do quilombo. Diz também que a atual administração da Prefeitura não está acompanhando os trabalhos da FUNASA com as comunidades. E a Promotoria que faz um acompanhamento muito lento. Os trabalhos estão parados nas comunidades, não tem nenhum técnico.

A representante do Prefeito Carlina Falcão alega que está parado por causa da troca de Prefeito, e que a responsabilidade não é somente da Prefeitura e sim também da Empreiteira que foi contratada, isso é uma questão trabalhista.

Vereadora Profª.  Maria Rosa, diz que a reunião teve várias solicitações sem respostas. A questão de toda dificuldade de cada comunidade, falta médicos, como fica a fiscalização principalmente no Distrito de Chumbo, tampa de fossa frágil, caixa d’água caindo, canalização da caixa d’água de Capão Verde. Já fez vários pedidos, mas sem resposta.

A vereadora relata que está preocupada com a educação em comunidades, e lembra que sempre foi um problema para a população do meio rural e os Quilombolas.