08/09/2011
Famílias sem-teto buscam apoio dos vereadores do PMDB

Na manhã do dia 06/09, os vereadores Emir Lucas (Arrepiado) e João Bosco, ambos da Bancada do PMDB na Câmara Municipal de Poconé, foram procurados por 60 famílias que invadiram uma área pública localizada próximo ao Posto Alvorada, na Cohab Nova. Os vereadores reuniram-se com as famílias no plenário da Câmara e ouviram o clamor dos sem-teto, entre eles idosos e crianças.

As famílias, que afirmaram não possuir a tão sonhada casa própria, pediram o apoio do legislativo para conseguirem a doação da área, temendo uma possível ação de despejo e uso de força policial. Bosco e Arrepiado se comprometeram em intermediar junto ao poder público a doação da área que deverá ser dividida em 60 lotes para assentamento dessas famílias.

Segundo o vereador Bosco, o déficit de moradias é uma questão preocupante, tendo em vista que a demanda está muito além das ofertas através dos programas sociais dos governos federal e estadual. Precisamos de mais, no mínimo, 1.500 casas populares, enfatiza, para abrigar as famílias sem-tetos do município e amenizar a situação,

Para o vereador Arrepiado, a falta de políticas públicas voltadas à camada mais pobre da sociedade é que leva essas famílias a tomar atitudes como invadir terras, lotes urbanos, com o intuito de serem ouvidos e reconhecidos.
Uma agenda foi definida na reunião com os sem-teto, incluindo até a busca de kit material de construção junto ao Governo d Estado, para ajudar cada família na construção da casa.